FÍSICA - Estudo dos gases

Voltar

Questão 1

Um gás recebeu 150 J de energia em forma de calor. Apesar disso, sua energia interna diminuiu 50 J. 

Determine o trabalho realizado pelo gás. 

A) 200 J.

B) 100 J.

C) 150 J.

D) 50 J.

E) 750 J.

Publicidade

"Tem dúvidas! Entre em uma conta."
Questão 2

Um gás chamado GNV é muito utilizado em veículos no Brasil e no mundo. O gás é colocado em um cilindro de volume constante, porém o volume do gás é variável, à temperatura de 27 °C e pressão de 220 bar, em que o gás a ser abastecido possui um volume de 25 m3. Se a temperatura do gás aumentar devido à colisão entre as moléculas durante o abastecimento à temperatura de 47 °C, a pressão irá para 250 bar. Determine o volume do gás aproximado, mantendo constante outras possíveis variáveis após o abastecimento.

A) 38 m3

B) 45 m3

C) 25,8 m3

D) 200 m3

E) 23,5 m3

Publicidade

Resposta
"Tem dúvidas! Entre em uma conta."
Questão 3

Certo gás ideal monoatômico sofre uma transformação, conforme mostra o gráfico.

 width=

Considerando a transformação em que houve variação de pressão, pode-se dizer que o trabalho do gás:

A) é positivo e vale 920 J.

B) é negativo e vale 920 J.

C) é negativo e vale 800 J.

D) é nulo.

E) é positivo e vale 800 J.

Publicidade

"Tem dúvidas! Entre em uma conta."
Questão 4

Se um pulmão humano possui a capacidade de suportar um volume de 6 litros de ar à pressão ao nível do mar, determine o volume desse pulmão a 30 metros de profundidade no mar, considerando a temperatura constante para este caso.

A) 6 litros.

B) 3 litros.

C) 30 litros.

D) 10 litros.

E) 2 litros.

Publicidade

Resposta
"Tem dúvidas! Entre em uma conta."
Questão 5

Um gás ideal realiza a sequência de transformações gasosas realizadas abaixo, representadas graficamente. Em todas as transformações ocorre mudança no volume do gás devido à mudança em outras grandezas físicas associadas a ele, porém sem alteração em sua massa. Determine o tipo de transformação gasosa correspondente à sequência XY, YZ, ZX.

 width=

 

A) Isotérmica; isocórica; isobárica.

B) Isobárica; isotérmica; isocórica.

C) Isotérmica; isobárica; adiabática.

D) diabática; isocórica; isobárica.

E) Todas isotérmicas.

Publicidade

Resposta
"Tem dúvidas! Entre em uma conta."
Questão 6

Existe um experimento em Física utilizando um ovo cozido e uma garrafa. Esse, provavelmente, deve ter sido o primeiro experimento de Física de muita gente. Para quem não conhece, ou nunca fez, pode usar uma garrafa de vidro e um ovo bem cozido. Quando um palito de fósforo aceso é solto dentro da garrafa ele aquece o ar, aumentando a pressão interna e expulsando parte do ar de dentro da garrafa para que a pressão se iguale. O ovo é colocado no gargalo da garrafa e o palito de fósforo se apaga. A temperatura do ar dentro da garrafa diminui. Com isso, o ovo cozido é empurrado para dentro da garrafa pela pressão externa.

Sabendo que a temperatura dos gases está relacionada diretamente com algumas grandezas físicas, qual será a alternativa que melhor explica o ovo cozido ser puxado para dentro da garrafa?

A) O volume do ovo aumenta e ele é empurrado para dentro.

B) Pressão interna aumenta com a diminuição da temperatura e o ovo é empurrado para dentro.

C) Pressão interna fica menor que a externa e o ovo é empurrado para dentro.

D) O ovo cozido diminui de tamanho ao ser colocado no gargalo da garrafa com o fósforo aceso, por isso ele cai.

E) O volume da garrafa aumenta com a diminuição da temperatura e o ovo cai.

Publicidade

Resposta
"Tem dúvidas! Entre em uma conta."
Questão 7

Termodinâmica é o ramo da Física que estuda as causas e os efeitos de mudanças na temperatura, pressão e volume em sistemas físicos em escala macroscópica. Esse ramo da ciência se desenvolveu por causa da necessidade de se aumentar a eficiência das primeiras máquinas a vapor.

Utilizando para esse estudo o gás, sendo este dividido em 3 tipos: ideal, real e perfeito, qual afirmativa abaixo relaciona corretamente o tipo de gás utilizado e o estudo da termodinâmica?

A) Gás ideal é aquele que possui propriedades inexistentes nos gases naturais, estando presentes em qualquer local na natureza.

B) Gás ideal é aquele que possui propriedades idênticas aos gases reais e são o mais próximo possível em contemplar a teoria cinética dos gases.

C) Gás real é aquele que encontramos na natureza, que são estudados por possuírem características padronizadas na teoria cinética.

D) Gás perfeito é aquele que tem suas características próximas à do gás real e está presente na natureza.

E) Gás perfeito é aquele que tem suas características próximas à do gás ideal, porém tal fato se dá através de processos não naturais, sendo assim, o mais próximo possível em contemplar a teoria cinética dos gases.

Publicidade

Resposta
"Tem dúvidas! Entre em uma conta."
Questão 8

(Fuvest-SP) Em algumas situações de resgate, bombeiros utilizam cilindros de ar comprimido para garantir condições normais de respiração em ambientes com gases tóxicos. Esses cilindros, cujas características estão indicadas na tabela, alimentam máscaras que se acoplam ao nariz.

 width=

Quando acionados, os cilindros fornecem para a respiração, a cada minuto, cerca de 40 litros de ar, à pressão atmosférica e temperatura ambiente. Nesse caso, a duração do ar de um desses cilindros seria de aproximadamente:

A) 30 minutos.

B) 45 minutos.

C) 60 minutos.

D) 90 minutos.

E) 20 minutos.

Publicidade

Resposta
"Tem dúvidas! Entre em uma conta."
Questão 9

Na temporada de 2007, os dirigentes da Fifa (Federação internacional de futebol) decidiram pela não realização de jogos internacionais acima de 2.500 metros do nível do mar. Os efeitos imediatos da altitude sobre o organismo humano podem ser divididos em três categorias: respostas respiratórias, cardiovasculares e metabólicas. Em relação às alterações cardiovasculares, pode-se citar o aumento da frequência cardíaca; e no aspecto metabólico, a perda da capacidade de realizar trabalho muscular.

Sabendo que a grandes altitudes o gás se torna mais rarefeito, ou seja, diminui sua pressão, qual outra grandeza está relacionada ao gás para que ocorra essa alteração?

A) ura que é diretamente proporcional à pressão e também diminui a grandes altitudes.

B) ura que aumenta conforme aumenta a altitude.

C) ão não se altera a grandes altitudes e, sim, o volume e a temperatura do gás que aumentam conforme a altitude aumenta.

D) O volume, que à temperatura constante, diminui diretamente com a pressão.

E) de ar que aumenta conforme aumenta a altitude.

Publicidade

"Tem dúvidas! Entre em uma conta."
Questão 10

Em várias usinas termoelétricas utiliza-se a caldeira como parte integrante da produção de energia elétrica, pois o líquido (principalmente a água) é aquecido na queima de algum material combustível e, quando entra em ebulição, tornando-se gás, passa por uma tubulação de pressão fazendo com que ele chegue até a turbina e a movimente, girando o gerador e produzindo energia elétrica.

Essas caldeiras, vasos de pressão e as tubulações utilizadas possuem normas técnicas referentes ao seu uso e finalidade, a norma regulamentadora n. 13, a qual recebe o título de Caldeiras, vasos de pressão e tubulações, é regulamentada pela Portaria n.º 3.214, de 08 de junho de 1978 do Ministério do Trabalho e Emprego — MTE.

Em relação ao potencial de risco, classifica os vasos de pressão em função do produto p · V, onde p é a pressão máxima de operação em MPa e V o seu volume em m³, conforme a seguir:

Grupo 1 – p · V ≥ 100

Grupo 2 – p · V < 100 e p · V ≥ 30

Grupo 3 – p · V < 30 e p · V ≥ 2,5

Grupo 4 – p · V < 2,5 e p · V ≥ 1

Grupo 5 – p · V < 1

Se uma usina possui uma caldeira funcionando a uma pressão de 20 atm e um volume de 4.000 cm3 , em qual grupo acima esse vaso de pressão poderia estar associado?

A) Grupo 1.

B) Grupo 2.

C) Grupo 3.

D) Grupo 4.

E) Grupo 5.

Publicidade

Resposta
"Tem dúvidas! Entre em uma conta."
Questão 11

(IFSP) No alto de uma montanha a 8 °C, um cilindro munido de um êmbolo móvel de peso desprezível possui 1 litro de ar no seu interior. Ao levá-lo ao pé da montanha, cuja pressão é de 1 atmosfera, o volume do cilindro se reduz a 900 cm3 e sua temperatura se eleva em 6 °C. A pressão no alto da montanha é aproximadamente, em atm, de:

A) 0,77

B) 1,08

C) 0,66

D) 0,99

E) 0,88

Publicidade

Resposta
"Tem dúvidas! Entre em uma conta."
Questão 12

(Ufal) Um gás ideal possui, inicialmente, volume V0 e encontra-se sob uma pressão p0. O gás passa por uma transformação isotérmica, ao final da qual o seu volume torna-se igual a . Em seguida, o gás passa por uma transformação isobárica, após a qual seu volume é 2V0. Denotando a temperatura absoluta inicial do gás por T0, a sua temperatura absoluta ao final das duas transformações é igual a:

A)

B) 4T0

C) 2T0

D)

E) T0

Publicidade

Resposta
"Tem dúvidas! Entre em uma conta."
Questão 13

Um cilindro de aço de 10 L contendo 160 g de oxigênio medicinal e pressão de 10 atm foi utilizado por um hospital durante uma cirurgia, fazendo com que a massa de oxigênio reduzisse pela metade, apesar da temperatura e do volume do cilindro permanecerem constantes. Determine a pressão dentro do cilindro após a redução de massa do gás em seu interior.

(Dado: massa molar do gás oxigênio = 32 g/mol)

A) 16 atm.

B) 1 atm.

C) 20 atm.

D) 10 atm.

E) 5 atm.

Publicidade

Resposta
"Tem dúvidas! Entre em uma conta."
Questão 14

Em aviões comerciais existe um sistema de pressurização que permite que o passageiro ao decolar não sinta a diferença de pressão devido à altitude onde o avião se localiza durante o voo, chamada de altitude de cruzeiro. Existem válvulas que regularizam a pressão interna com a externa do gás, fazendo com que ele escape gradativamente durante a subida. Um exemplo prático é do modelo B737 que no nível máximo dele de 41.000 pés (12.500 m) mantém um diferencial máximo de pressão de 8,5 Psi, o que deixa a cabine a aproximadamente 8.000 pés (2.500 m), ou seja, a pressão sentida pelos passageiros equivale a altitude de 2.500 m. Sabendo que a pressão diminui 100 Pa para cada 30 pés de altitude, determine qual é a diferença de pressão real que os passageiros se submeteriam e a pressão estabilizada dentro do avião.

A) 105 Pa.

B) 0,8 Pa.

C) 1.105 Pa.

D) 1 Pa.

E) 41 Pa.

Publicidade

Resposta
"Tem dúvidas! Entre em uma conta."
Questão 15

(Fuvest-SP) Em um freezer, muitas vezes é difícil repetir a abertura da porta, pouco tempo após ter sido fechada, devido à diminuição da pressão interna.

Essa diminuição ocorre porque o ar que entra, à temperatura ambiente, é rapidamente resfriado até a temperatura de operação, em torno de -18 °C. Considerando um freezer doméstico, de 280 L, bem vedado, em um ambiente a 27 °C e pressão atmosférica P0, a pressão interna poderia atingir o valor mínimo de:

A) 35% de P0

B) 50% de P0

C) 67% de P0

D) 5% de P0

E) 95% de P0

Publicidade

"Tem dúvidas! Entre em uma conta."
Questão 16

(UFRGS-RS) Considere as afirmações a seguir, sobre gases ideais.

I. A constante R presente na equação de estado de gases pV = nRT tem o mesmo valor para todos os gases ideais.
II. Volumes iguais de gases ideais diferentes, à mesma temperatura e pressão, contêm o mesmo número de moléculas.
III. A energia cinética média das moléculas de um gás ideal é diretamente proporcional à temperatura absoluta do gás.

Quais estão corretas?

A)  Apenas I.

B) II.

C) III.

D) I e II.

E) I, II e III.

Publicidade

Resposta
"Tem dúvidas! Entre em uma conta."
Questão 17

O gás acetileno é muito utilizado nas indústrias de metalurgia para o corte de metais a uma temperatura elevada e com precisão, mas pode ser utilizado até mesmo em laboratórios em espectrometria, como também na fabricação de explosivos. É um gás altamente inflamável, incolor e com odor muito forte.

Um cilindro desse gás possui pressão de 0,166 MPa e volume de 12 m3 e é mantido a uma temperatura ambiente de 27 °C. Determine o número de mols desse gás, considerando o acetileno um gás perfeito. (Dados: R = 8,3 J/mol · K)

A) 0,8 mol.

B) 00 mols.

C) .800 mols.

D) 16 mols.

E) 0,07 mol.

Publicidade

Resposta
"Tem dúvidas! Entre em uma conta."
Questão 18

Um mol de certo gás se encontra a 1 atm à temperatura de 0 ˚C. Determine seu volume. Dado: R = 0,082 atm · L/ mol · K

A) 16,40 L.

B) 44,76 L.

C) 11,19 L.

D) 22,38 L.

E) 0,082 L.

Publicidade

"Tem dúvidas! Entre em uma conta."

Voltar

Calculadora